Pular para o conteúdo principal

Extraterrestres - Verdade ou Mito?

Extraterrestre ou extraterreno refere-se a tudo que é de fora do planeta Terra. A expressão comumente designa outros planetas, e os seres vivos, inteligentes ou não, que vivam lá.
O estudo do fenômeno extraterrestre evoluiu muito nas últimas décadas com o crescimento do interesse da população pela vida fora do planeta Terra. A ufologia é o nome popular utilizado para o estudo de indícios de vida fora do planeta. O nome academicamente aceito é "exobiologia".
A literatura, o cinema e a televisão já exploraram muito a possibilidade de contato com seres inteligentes de outros planetas (chamados de ETs), porém muitas vezes estimulando a idéia de um contato hostil causando o protesto de alguns ufólogos. Devido a essa influência negativa da mídia, boa parte da população teme um contato com seres extraterrestres.
A ciência que se ocupa da vida fora da Terra chama-se Exobiologia.
No Brasil e em Portugal usa-se a sigla OVNI para designar Objeto Voador Não-Identificado, equivalente ao inglês UFO que é Unidentified Flying Object. Muitas pessoas acreditam que a aparição desses objetos seja a prova não apenas da existência de vida extraterrestre, mas também de que seres de outros planetas visitem o nosso. Os pesquisadores dessas aparições são chamados de ovniologistas ou ufólogos.
Há muitos relatos mundo a fora de possíveis contatos com seres de outro planetas. Alguns acabam por coincidirem, propositalmente ou não (relatos mais antigos podem gerar embasamento para possíveis relatos mais novos) tratando como são, como agem e alguns aspectos físicos. Veridicamente ou não, tais relatos sempre afirmam o seu poder intelectual admirável, ferramentas e equipamentos avançados em questão de tecnologia, e quase sempre apresentam as mesmas características físicas, estatura inferior á 1,50 m, membros e cabeça desproporcional ao corpo, narinas mínimas, cor de pele com tonalidade marcante sendo verdes, cinzas com olhos extremamente grandes e linguagens incompreensíveis.

Particularidades
Apesar dos muitos relatos de contatos humanos com supostos extraterrestres, muitos estudiosos ainda questionam sobre sua veracidade. Entre as justificativas mais plausíveis, seria no que se diz respeito as dimensões do Universo e a capacidade de seres inteligentes se locomoverem em viagens intergaláticas incomensuráveis. Seria necessário veículos que viajassem em velocidade próxima a da luz (300 000 quilômetros por segundo), numa espaçonave onde seus tripulantes deveriam procriar centenas de vezes até chegar ao seu destino; tudo isso, sob a parametrização de que todo espaço percorrido só teria relevância na escala de centenas de anos luz.

A resposta à Mensagem de Arecibo
Em 16 de novembro de 1974, o projeto SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence)[1] enviou uma mensagem para o espaço (direcionada ao aglomerado estelar M13, que se encontra aproximadamente a 25.000 anos luz da Terra) através do maior radiotelescópio fixo do mundo, o Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. A mensagem fora criptografada através do código binário. Nessa mensagem estavam presentes informações sobre a raça humana, incluindo:[2]
26 anos e 8 meses depois, em 21 de agosto de 2001, foram encontrados dois círculos ingleses perto do radiotelescópio de Chilbolton, Hampshire, UK. Um deles lembrava muito a mensagem enviada em 1974, porém, havia algumas particularidades no mesmo[3]:
  • A base de nossa matemática permaneceu a mesma;
  • Os elementos primários para a vida foram mudados, mantendo todos os enviados e anexando o silício;
  • A composição dos nucleotídeos permaneceu;
  • Foi representado um DNA diferente do nosso;
  • O número de nucleotídeos tambem é diferenciado do nosso;
  • A anatomia enviada mostrava um ser abaixo da estatura humana e com uma grande caixa craniana;
  • A população representada era superior a da Terra;
  • A localização da suposta raça alienígena fora representada como um conjunto de seis planetas, que orbitavam uma estrela menor que o Sol
  • A representação do Radiotelescópio de Arecibo fora trocada por outra muito mais complexa (a forma já fora vista em outro círculo inglês, no mesmo local, em 2000).
Representação gráfica original
Representação de resposta
Casos
  • Um fato histórico de grande relevância pelos estudiosos do assunto é o Caso Roswell, em 1947, onde supostamente houve uma queda de um disco voador de origem extraterrestre na cidade norte-americana de Roswell, sendo capturado(s) o(s) ser(es) ainda com vida. O governo americano, após admitir a queda do equipamento, desmentiu afirmando que seriam balões meteorológicos.
  • No Brasil, o Caso Varginha, em 1996, é considerado por muitos ufólogos o mais importante de todos. Em torno de três seres supostamente foram capturados na cidade mineira que batiza o suposto fato e levados para a Universidade de Campinas. O fato é intrigante, visto que as testemunhas ao longo dos dias foram numerosas.
Homens de Preto :simpáticos só no cinema
Matéria publicada no site Superinteressante 

TEORIA - Homens de Preto patrulham a Terra
OBJETIVO - Eles apagam da memória humana informações vitais sobre ETs
Existe uma explicação para a falta de provas da existência de vida inteligente em outros planetas. Agentes secretos, comandados por uma conspiração de governos da Terra, são encarregados de eliminar qualquer evidência física da presença de ETs entre nós. São os temidos Homens de Preto, ou MIBs (da sigla em inglês Men in Black). O americano Albert Bender foi um dos primeiros a denunciar o complô, em meados dos anos 50. Diretor da Divisão Internacional de Discos Voadores, uma organização ufológica amadora do estado de Connecticut, Bender estava sozinho em seu quarto quando foi tomado por uma sensação de vertigem dos pés à cabeça. Mesmo nauseado, ele conseguiu avistar a imagem de três homens que se materializaram bem à sua frente. Os sujeitos vestiam ternos pretos de tecido desconhecido, camisa branca e gravata. As faces estavam disfarçadas pela sombra do chapéu de feltro. O pouco que Bender conseguiu observar de suas expressões sugeria que eram estrangeiros, mais precisamente orientais. Eram os MIBs. Os três homens tinham uma missão a cumprir: apagar da mente de Bender todas as informações recentes que ele tinha sobre os extraterrestres. Em questão de segundos, atacado por uma mensagem telepática, o pesquisador de óvnis não lembrava de quase nada. Restava apenas uma sensação de déjà vu, conforme contou dias depois. O que Bender sabia que não poderia ser revelado publicamente? Nem ele se recorda – afinal, os MIBs limparam a sua memória como num passe de mágica. A primeira vítima famosa dos Homens de Preto era dono de um jornal chamado Space Review. Antes da visita dos homens misteriosos, Bender havia obtido informações preciosas sobre discos voadores, as quais pretendia publicar. Imprudentemente, porém, ele enviou uma carta a um amigo com o conteúdo das investigações. Na seqüência, os MIBs apareceram para interrogá-lo. Em mãos, tinham o mesmo relatório que a vítima escrevera ao amigo, além de dados extras, que o pesquisador não havia comentado com ninguém.
O primeiro contato com MIBs ocorreu em junho de 1947. Coincidência ou não, foi naquele mês que o piloto Kenneth Arnold contou ter visto objetos voadores desconhecidos no céu dos Estados Unidos, hoje considerada a primeira descrição oficial de óvnis. Durante a ronda da tarde num barco, o patrulheiro ambiental Harold A. Dahl, seu filho de 15 anos e outros dois tripulantes viram seis naves em forma de rosquinhas sobrevoando a baía deserta de Maury Island, em Tacoma, no estado de Washington. Uma delas parecia estar com problemas e liberou toneladas de fragmentos de um estranho metal preto. Dahl tirou fotos, recolheu amostras e relatou ao seu superior. Eles venderam a história para Ray Palmer, editor da revista Amazing Stories, que contratou Arnold para entrevistar as pessoas em Tacoma. Porém, quando Arnold chegou lá, Dahl disse que não queria falar sobre o assunto, porque desde o incidente ele teve o emprego ameaçado, seu filho quase morreu e sua mulher estava doente. Ele afirmou que, no dia seguinte à visão, foi seguido por um homem vestido de preto até o centro da cidade. “É melhor você esquecer o que viu e parar de falar”, disse-lhe o estranho, rindo, antes de ir embora.
Quem mandou aqueles homens para pressionar o ufólogo amador de Connecticut e o policial de Washington? O americano Stanton Friedman, estudioso de óvnis desde 1959, garante ter as respostas. Em entrevista à revista UFO, em 2004, Friedman apontou algumas razões de países como Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Itália e México conspirarem contra a revelação da presença extraterrestre no nosso planeta. Os governos desejariam conhecer o funcionamento dos discos voadores, por causa do grande potencial bélico dessas máquinas.
Uma segunda razão para ocultar os óvnis é que determinadas religiões acreditam que somos os únicos seres inteligentes do universo. Os discos voadores, portanto, seriam uma obra do demônio. Nosso despreparo para a presença de ETs é o terceiro argumento para esconder a existência de vida em outros planetas. Os governos não sabem como os terráqueos reagiriam ao aparecimento de seres mais avançados do que nós. Os Homens de Preto teriam um papel importante na manutenção da ordem, ao calar as testemunhas mais perigosas.
Resta uma dúvida: eles são humanos ou extraterrestres? Não se sabe. Eles podem ser homens que desenvolveram poderes passados pelos vizinhos alienígenas ou então ETs a serviço dos nossos governos, em troca de permissão para explorar as riquezas da Terra. Talvez as duas coisas.
Durante o expediente, os misteriosos engravatados usam táticas agressivas. Em 1967, Robert Richardson de Toledo dirigia em uma estrada do estado de Ohio quando bateu num objeto desconhecido e desmaiou. Ao voltar ao local do acidente, ele encontrou um pedaço de metal e enviou para análise em laboratório. Algumas noites depois, ele foi procurado pelos MIBs, interrogado por dez minutos e coagido. “Se quiser que sua mulher continue linda, é melhor entregar o metal para nós e se esquecer da visita”, teriam dito a um assustado Toledo.
O nó dessa teoria conspiratória tem vários pontos desatados. Como as vítimas dos Homens de Preto fazem descrições tão minuciosas se passaram por uma faxina mental? Como Bender recorda que tinha importantes revelações a escrever? Por que os superpoderosos MIBs pediram o metal extraterreno a Toledo e não roubaram diretamente do laboratório de análises? Nas duas partes do filme MIB – Homens de Preto (de Barry Sonnenfeld, 1997 e 2002), as testemunhas de eventos extraterrestres nem se lembram que algum dia estiveram frente a frente com os agentes J e K. Por sinal, os hollywoodianos são bem mais simpáticos. Levando-se em conta a quantidade de pessoas que nos últimos anos vêm relatando visões de naves espaciais, abduções e relações sexuais com homenzinhos verdes, parece que os nossos policiais intergalácticos andam faltando ao trabalho. Se algum dia você topar com J e K pelo caminho, ao menos pode levar para casa os autógrafos de Will Smith e Tommy Lee Jones. Embora não vá se lembrar de onde os conseguiu.


"Quando a sabedoria convencional e a ciência não nos oferecem respostas, não deveríamos finalmente nos voltar ao fantástico como uma opção plausível?"
Fox Mulder (The X Files)




fontes: wikipedia.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

28 Sites para você editar suas fotos (Online e Grátis)

Quer dar aquele upgrade na sua foto do Facebook mas não sabe nada de Photoshop? Separamos os melhores sites para você editar suas fotos online e totalmente grátis. Estão na lista 28 sites. Dê uma olhada. PhotoFunia   – Oferece centenas de efeitos especiais para aplicar à suas fotos. Fun Photo Box   – Se não achou o que queria no PhotoFunia, então tente esse. Tem muitos efeitos legais. Picartia   – Crie um mosaico de fotos. Hairmixer   – Escolha uma foto do lado esquerdo e direito e troque os cabelos uma com a outra. Photo505   – Esse é um site que tem tantos efeitos que o deixará ocupado por alguns dias… Yearbook Yourself   – Deixa sua foto com estilo álbum de colegial antigo, do tempo do seu pai (ou do seu avô). Loonapix   – Coloca sua foto em várias situações e lugares. Magmypic   – Escolha de qual revista famosa você quer ser capa. Your Own Wired Cover   – Seja capa da revista Wired. Hollywood Hair Makeover   – Ag...

50 Fotos da Anitta antes da fama!

11 Famosos adolescentes que usam drogas

11. Kristen Stewart: Kristen Stewart interpreta Bella na saga Crepúsculo, e como uma boa atriz problemática vive falando por ai que defende a liberação da erva. E agora foi flagrada com um cachimbo suspeito em frente da sua casa. 10. Daniel Radcliffe: Todo mundo já ouviu falar do tão famoso Harry Potter, e o astro Teen e multi-milionário foi flagrado pela revista Daily Mirror fumando maconha numa festa. Ao se declarar ele falou que foi apenas um pequeno deslize. 9. Macaulay Culkin Quem não se lembra do ator prodígio do famoso filme dos anos 90  Esqueceram de Mim e Meu Primeiro Amor. O  ator foi preso em 2005 por porte de maconha. O ator que agora têm 30 anos de idade se diz arrependido e culpado. 8. Haley Joel Osment Haley Joel Osment ficou famoso em 1999 fazendo o filme  O sexto sentido,  e imortalizando a frase  Eu vejo gente morta , o pequeno ator cresceu e hoje mais velho mostrou um lado não ...